13/10/2013

Outubro Rosa



Como todos sabem é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.O movimento surgiu em 1990 onde houve a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente depois de sete anos é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares, conscientizando, apoiando e ensinando as mulheres a cuidar de si. É importante que o teste seja feito com frequência, ele não é difícil, pode ser feito em casa, pela própria pessoa, coloca-se uma mão no ombro contrário e com a outra (com a ponta dos dedos) aperta-se ao redor do mamilo, pra ver se não encontra algum caroço ou algo parecido, é muito bom ficar esperta com os sintomas, que são:
*Inchaço em parte do seio;
*Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
*Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
*Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
*Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
*Caroço nas axilas.
Sentindo algo parecido com isso, é recomendável que procure um médico e faça uma mamografia... Existem tratamentos sim, mas depende do grau da doença. Na minha escola estamos apoiando a causa vestindo rosa e alguns alunos até tem uma fitinha rosa no peito, tudo isso para pelo menos ajudar as mulheres a lembrarem de se cuidar, apoie você também. Beijos!

2 comentários:

  1. ADOREI ..maravilhosa.
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, que bom que gostou.
      Beeijos *--*

      Excluir