08/09/2015

Look do Dia + História da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Paranaguá

Editorial "Pontos Históricos de Paranaguá"
Inspiração:  Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas
Fotografa: Letícia Yasmin
Modelo: Thaiz Batista
Produção: Blog Maria Petitta

 A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas é uma construção de 1794, localizada no Centro Histórico de Paranaguá (PR). Em estilo Barroco, muito simples, a igreja está erguida em alvenaria de pedra, o que define uma característica marcante da ocupação do litoral paranaense no século XVIII. Internamente, o ambiente é dividido em nave e capela-mor, com sacristia nos fundos.


O espaço deixou de ser utilizado como templo religioso pelo Bispado da Ordem Redentorista de Paranaguá em 1961 e após a sua dessacralização o prédio passou por um período de abandono. Na mesma época, dois altares laterais foram destruídos por um incêndio, o que demandou novas ações de recuperação do imóvel. Durante esse período discutiu-se também a instalação de um museu de arte sacra no local.
Em 1984, o espaço passou a ser administrado pela Prefeitura Municipal de Paranaguá e foi transformado em um centro de atividades culturais, que recebia exposições de artes visuais, encenações de peças de teatro, concertos musicais, palestras e cursos, entre outros eventos.
Desde março de 2009, a Diocese de Paranaguá retomou o uso original do prédio e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas voltou a ser utilizada para fins litúrgicos.
Localização: Rua Quinze de Novembro.
Data de construção: 1770 –1784
Proprietário: Mitra Diocesana de Paranaguá
Tombamento: 27/02/1967

Nenhum comentário:

Postar um comentário